sábado, 21 de julho de 2012

Dicas para uma boa escova



Bem, um dos serviços mais procurados em salão de beleza, pelo menos aqui em Fortaleza, é o de escova. Notei que a procura por escova é grande em todos os níveis de salão, mudando apenas o tipo de escova (lisa ou modelada). Parece estranho, mas é isso mesmo, o tipo de escova, coincidência ou não, aqui em Fortaleza, muda de acordo com a classe. Salões de nível mais alto ou com público que tenha maior poder aquisitvo, procuram em sua maioria escovas modeladas. Quanto aos salões de bairro ou com público que não tenha tanta grana, prefere escovas lisas. Noto, inclusive que nestes salões, os próprios cabeleireiros se embananam na hora de fazer uma boa modelagem no cabelo, pouco dão atenção às escovas, não importam que a selagem esteja ou não feita, pois logo em seguida eles tacam a prancha. Parece estranho e não tô colocando isso como regra, mas em Fortaleza o negócio tá funcionando assim mesmo.

Uma boa escova deve deixar o cabelo com a modelagem fixada por pelo menos 3 dias, ISSO É NO MÍNIMO! Uma vez, uma das últimas clientes de sábado no salão que atendo, me pediu uma escova modelada. Ela ficou satisfeita, elogiou o resultado e voltou no sábado seguinte para fazer novamente a escova. Perguntei se a escova segurou bem no cabelo dela (tem cabelo que simplesmente não segura escova modelada, geralmente os mais finos ou com muita química de alisamento), ela disse que ficou até quinta-feira, quando lavou novamente o cabelo. Sim - domingo, segunda, terça, quarta e na quinta-feira ela foi lavar o cabelo, haha. Mas é isso mesmo, quanto mais tempo a escova segurar, melhor a selagem foi feita. Tem que se entender que uma escova tenderá a selar as escamas e fixar temporariamente a nova forma.


Para começar - a escova DEVE SER FEITA NO CABELO LIMPO! Não é simplesmente pegar o cabelo e escova, tem que lavar e MUITO bem lavado o cabelo. Em salão costuma chegar gente que lava o cabelo a 27 anos. Quando o cabelo está mais ensebado, com oleosidade ou muitos resíduos - antorresiduops nele. Não precisa ser o mais potente que tiver,a não ser que queira fazer uma tratamento. Esfregar bem o couro cabeludo e passar a espuma pelo comprimento, garantindo uma limpeza bem eficaz ajuda a deixar a escova soltinha, sem peso e sem perder a forma.

Após a lavagem, é bom tratar ou condicionar o cabelo. Tem gente que em prol da fixação da escova, pula logo para o defrizante e escova, e assim me foi ensinado. Mas cabelo é cabelo, escova, queira ou não queira, é dano. No mínimo um condicionamento tem que ser feito no fio, procure um condicionador ou máscara de tratamento que não pese nos fios, que os deixe desembaraçados e maleáveis. Além do que, após um tratamento, a escova ajuda a reter por mais tempo os ativos dentro do fio, devido a selagem.

O cabelo deve ser MUITO bem enxaguado. Quando sair completamente o condicionador ou máscara de tratamento, tirar o excesso de água com uma toalha SEM ESFREGAR os fios um no outro, assim evitará quebra e atrito entre os fios. Após retirar o excesso de água ap´licar o defrizante-termoprotetor. O tipo, deve ser de acordo com o tipo de cabelo. Os em creme para cabelos ressecados, cacheados, danificados, ondulados, etc. e em spray/líquido para cabelos oleosos ou já bem lisos, que apenas queiram a modelagem. Normalmente os em spray pesam menos. O silicone já é termoprotetor por si só, como eu já expliquei aqui no blog, ele distribui igualmente o calor e é hidrofóbico, de modo que a umidade do ar não interfira no resultado da escova, então ele pode substituir o uso do defrizante, mas eu não recomendo muito, pois o em creme facilita bem mais o processo. Para cabelo porosos ou que estejam bem ressecados, após o defrizante eu aplico um pouco de silicone, isso ajuda a disfarçar a porosidade, evita que as escamas se abram, ajuda a reduzir o tempo de secagem, desse modo você poderá evitar o uso prolongado de calor numa mesma região, além de ser uma proteção extra e doar mais brilho. Após, dar uma pre-secada no cabelo. Deixa-se o cabelo úmido o suficiente para permitir que seja feita a modelagem com escova e secador.

A divisão do cabelo depende de cada profissional, embora todos comecem pela parte de trás, de baixo para cima. Eu divido em duas parte na frente: no meio ou do lado que a pessoa use, do meio da orelha à outra. A parte de trás é presa no alto da cabeça e solta-se uma sessão, por onde será iniciado o processo. Fica mais ou menos assim a parte solta:
                                               

Enrola-se a mecha na escova e, da raiz, com o secador próximo, sem encostar diretamente no fio, começar o processo de escovação SEM FORÇAR O FIO, para que ele não quebre. Travou? Volta no começo da mecha e escova de novo, você vai notar que desembaraça com a ação do calor e escova. Se a escova é lisa, deve-se virar as pontas para dentro. Caso a cliente prefira uma modelagem para fora, basta virar para fora. Quando se deve para de escovar uma mecha? Quando estiver brilhando e com as fibras alinhadas, sinal que o cabelo foi selado. Nas pontas para fora, escovar bem virando para fora, prender o cabelo na escova sem soltar e aplicar um jato de ar frio, quando o cabelo esfriar, soltar a mecha. Isso ajuda que a modelagem fique por muito mais tempo no cabelo. Para uma modelagem maior, basta enrolar mais o fio e aplicar o mesmo processo. Para uma modelagem ainda maior, enrola-se o cabelo com o dedo e prende com grampo.. Após fazer a escova em todas as seções, aplicar um jato de ar frio. No caso das mechas feitas com grampo, aquecer e esfriar o cabelo antes de soltar o cabelo.

Após a escova, passar um pouco de serun no cabelo para prolongar a ação. Em casos de escovas modeladas, apenas um pouco de spray de brilho.

è um processo difícil de fazer em si mesmo, mas que é possível. O ideal é ter alguém que o ajude no processo. No começo pode demorar um pouco, mas com a prática, logo logo você é capaz de terminar em menos de 30 min.

=]

domingo, 8 de julho de 2012

Lançamento Garnier Fructis Liso Abosoluto Pós Química

Faz um tempinho que vi esse produto nas prateleiras. A Garnier Fructis é uma marca popular da L'oreal. No geral, das marcas de supermercados, é uma com a qual me dou bem, sobretudo com a linha Stop Queda e Óleo Reparaçõ 3.

Normalmente possuem fórmula leve e não pesam (normalmente, hehe) e são até emolientes. Mas não nos isentam de tratamentos profissionais, vale pra algo básico entre um tratamento mais profundo e outro.

A Liso Absoluto ganhou uma nova versão para cabelo com química, rica em manteiga de cacau e fitoqueratain, ou seja, queratina vegetal. Na verdade uma combinação de proteínas vegetais hidrolisadas com afinidade com a queratina natural do cabelo. A fórmula é bem consistente e parece boa.

E aí? Alguém já testou?
=]

Resenha - Linha Nano Systen - Aneethun Profissional

Outra resenha hoje, haha.



Bem, vamos a mais uma resenha. Uma marca muito conhecida no Sudeste do Brasil, mas aqui no Ceará ainda não é muito comum nos salões, embora eu tenha notado que a marca está se espalhando cada vez mais, é a Aneethun Profissional. Sempre ouvi muitos elogios a respeito da marca e no salão que atendo, trabalhamos com ela. Contudo, apesar de ser um salão de pequeno porte, não gosto de fazer absolutamente nada no meu cabelo enquanto estou no trabalho, mesmo que não tenha cliente (a única coisa que ainda usei aqui foi uma reconstrução da Lanza, mas foi excessão, não gosto mesmo de cuidar do meu cabelo no trabalho, acho horrível atender com tinta ou creme no cabelo). Como vi os resultados nos cabelos das clientes de alguns produtos da Aneethun, resolvi encomendar o meu kit com o revendedor local (inclusive, muito atencioso e pontual).

Encomendei a linha Nano System, para cabelos danificados, quimicamente tratado e pre-química. Comprei o shampoo, a nano dose, a máscara e o defrizante. A linha possui extrato de amora negra, um atioxidante poderosíssimo, como tal, protege a cor, o envelhecimento e a degradação da queratina. Também possui pantenol, que revitaliza, hidrata e protege a fibra; óleo de girassol, responsável pela reposição lipídica e também com ação antioxidante; e Nano Complex, um complexo de nano tecnologio com alguns poliquarteniuns e proteínas hidrolisada do milho, soja, trigo e arroz, basicamente queratina vegetal devido a afinidade com a proteína natural do cabelo.

O QUE PROMETE:
"Atua no córtex recuperando gradativamente a massa capilar. Com Nanotecnologia avançada, os aminoácidos penetram mais facilmente na fibra capilar, corrigindo as falhas deixadas pelos processos químicos, físicos e naturais. Ideal o uso do tratamento antes de processos químicos, pois aumenta a força tensora proporcionando firmeza, vitalidade, maleabilidade e elasticidade."




Bem, vamos lá ao que achei item por item:
- SHAMPOO LIMPEZA EQUILIBRADA - limpa de maneira eficaz sem deixar o fio com aspecto áspero. Não é um absolut repair da vida, mas não resseca, doa maciez e deixa o cabelo bem limpinho.
- NANO DOSE - de ação ultrarrápida, basta  aplicar no cabelo, ela aquece e após esfriar, já pode enxáguar. Deixa o cabello encorpado, as falhas são preenchidas. Promove reposição de massa. Ótima para cabelo emborrachados.
- MÁSCARA RESTAURADORA - a linha não possui condicionador, mas uma máscara de ação rápida. Apenas 2 minutos. Ela deixa o cabelo bem selado, muito sedoso e com um brilho legal. Faz efeito sozinha, mesmo sem uso da ampola. Não deixa o cabelo pesado, mas doa um pouco de corpo também.
- DEFRIZANTE EFEITO LISO - foi o que me surpreendeu da linha quando usei. Eu já tinha visto o efeito dos outros produtos, e quando usei já esperava um resultado ótimo. Mas o defrizante não tinha no salão, eu encomendei pra testar, usei em mim e em outras duas clientes para escovar. Na escova, o processo é facilitado, o cabelo fica muito macio, sedoso e um brilho... meu Deus, um brilho como eu nunca vi NENHUM produto dar. Um brilho espelhado digno de propaganda de cosmético. Como creme sem enxágue, não pesa absolutamente nada, a textura é um creme que parece gel, desembaraça fácil, o cabelo já seca liso e com brilho igualmente invejável. Virou meu defrizante oficial! Nunca usei nenhum melhor!

A linha SÓ vende para salão e como comprei direto com o representante, eu não sei o preço para a revenda, mas não é a linha mais cara que comprei. O kit de shampoo e máscara não deve sair por mais de R$70,00, suponho.

Resenha - "Ampola" Smooth Express Repair Rescue Schwarzkopf

Mais uma vez, faz tempo que estou sem movimentar o blog.



Andei testando uns produtos novos que terão resenha, e  vou começar por uma ampola da Schwarzkopf que estou usando semanalmente há pouco mais de um mês. A Schwarzkopf é uma marca alemã conhecida pelos seus finalizadores que sempre seguem tendências atuais da moda (houve até um lançamento recente de um pó volumizador com efeito mate, aguardem, haha) e seus produtos reconstrutores, com tecnologia que conseguem reparar as células do cabelo.

Coloquei ampola entre aspas pq na verdade, o produto vem numa espécie de sachê. Pertence à linha Repair Rescue da marca, possui queratina, pantenol, ácido lático e silicone na fórmula. É um tratamento expresso muito rápido, age em apenas 30 segundo e é indicado para cabelos volumosos e danificados, devido à sua ação reconstrutora. Custa em torno de R$14,00 com conteúdo de 15 ml. Textura em creme.





Lavei e apliquei o conteúdo do sachê, deixei agir os 30 segundos que mandava na embalagem e enxaguei. Outra vez deixei agir mais tempo, mas o resultado foi o mesmo que deixando agir 30 segundos. é uma ótma opção pra reduzir a porosidade e o volume dos fios. Doa um pouco de corpo, não é o forte da ampola, mas o cabelo fica todo seladinho, sem efeito palha, com muito brilho e com 2 ou 3 aplicações, nota-se o cabelo mais forte.

É um produto barato que vale a pena ter pra usar de vez em quando. Achei até melhor que a própria máscara da linha. Uma ótima opção também para usar no salão ou em atendimentos a domicílio, devido ao resultado satisfatório e ao tempo de pausa, que é mínimo.

Experimentem, vale a pena.
Beijos